Nas eleições de 2024 em Primavera do Leste, o cenário político sofreu uma reviravolta com a formação de novas bancadas na Câmara de Vereadores. MDB e União Brasil, partidos de oposição ao prefeito eleito Sérgio Machnic (PL), conquistaram a maioria das cadeiras, elegendo um total de oito vereadores. A coligação de Machnic, intitulada “Primavera para todos”, composta por PL, Agir, Republicanos, Podemos, PRTB, PMB, Novo e a Federação PSDB/Cidadania, conseguiu eleger apenas quatro vereadores.
A chapa de Sérgio Machnic, que teve como vice a vereadora Iva Viana (Republicanos), foi eleita com 23.110 votos, representando 60,63% do total. No entanto, a composição da Câmara traz um desafio para a administração, pois a oposição é maioria. Além dos quatro vereadores do MDB — Uberdan Moesch, Karla da Saúde, Maria do Super Compras e Vado — e dos quatro do União — Sérgio Crocodilo, Herbert Vianna, Rafael Abreu e Irmão Rogério —, outros três vereadores da base do candidato derrotado, Ademir Goes também se elegeram: Eraldo Fortes (PSB), Sargento Telles e Marco Aurélio (ambos do PRD).
Essa configuração política inédita pode influenciar as decisões legislativas da cidade, exigindo habilidade de negociação e diálogo entre as partes para garantir governabilidade e avanços em políticas públicas.
CLIQUE AQUI! Veja lista completa com os nomes do vereadores eleitos em Primavera do Leste e a nova composição das bancadas na Câmara Municipal.
Comentários: