A Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) está presente, nesta semana, em Brasília, no 1º Encontro Técnico da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento das Organizações Criminosas (Renorcrim). Este evento reúne delegados titulares de unidades especializadas no combate ao crime organizado de todos os 26 estados e do Distrito Federal.
Promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência, o encontro ocorrerá até o dia 4 de setembro. Delegados de polícia, promotores e procuradores dos Ministérios Públicos estaduais e federal estão entre os participantes.
Durante o evento, serão realizadas palestras que abordam estratégias de enfrentamento ao crime organizado, com ênfase na integração entre instituições e na descapitalização das organizações criminosas.
O principal objetivo é fortalecer o combate às organizações criminosas, promovendo a integração institucional e o compartilhamento de conhecimento entre as unidades especializadas. A coordenação da estratégia ficará a cargo da Diretoria de Operações da Senasp, que implementará uma abordagem inteligente e eficaz para desmantelar as estruturas criminosas de forma holística e sustentável.
Além disso, a estratégia contará com a colaboração de outros órgãos federais e estaduais, bem como de entidades vinculadas ao Sistema de Justiça Criminal.
Comentários: