A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) identificou todas as cinco vítimas do confronto armado ocorrido durante uma operação de fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Terra Indígena Sararé, localizada em Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá.
Os mortos foram identificadas como Samuel Jesus Ribeiro (38 anos, de São Paulo), Adevaldo Rodrigues Pego (53 anos, de Goiás), Elivelton Sales Pinho (31 anos, do Maranhão), Iterlan da Silva Souza (29 anos, do Pará) e Wellington Souza Monteiro (25 anos, do Pará).
O confronto ocorreu na madrugada de sábado (28/9), quando os homens, supostamente atuando como seguranças dos garimpeiros, tentaram impedir a fiscalização. Nenhum agente ou policial ficou ferido na operação. Após o confronto, as autoridades apreenderam armamentos e destruíram equipamentos utilizados na mineração ilegal, incluindo escavadeiras, caminhonetes e acampamentos.
A região tem enfrentado um aumento nas atividades de garimpo ilegal, ameaçando o meio ambiente e as comunidades indígenas locais. Este incidente ocorre em meio a uma série de operações para combater a mineração ilegal na área, que tem sido alvo de intensificação das atividades garimpeiras nos últimos anos.
Comentários: