A Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), em parceria com o Centro de Formação da Polícia Militar do Distrito Federal, deu início ao Curso Nacional de Formação de Instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O treinamento, que começou na segunda-feira (9/9), está sendo realizado na cidade de Nova Mutum e conta com a participação de 34 policiais militares de 29 municípios do Estado.
Com duração de duas semanas em regime integral, o curso visa capacitar voluntários da PM para atuar como instrutores do Proerd, um programa internacionalmente reconhecido pela sua eficácia na prevenção do uso de drogas e na promoção de escolhas saudáveis entre crianças e adolescentes.
A metodologia aplicada no curso, chamada "Caindo na Real", combina abordagens teóricas e práticas, fornecendo aos policiais as ferramentas necessárias para interagir de forma eficaz e educativa com os jovens. O objetivo é prepará-los para enfrentar os desafios da prevenção às drogas, ampliando a cobertura do programa no Estado.
O coordenador do Proerd em Mato Grosso, tenente-coronel PM Darwin Salgado Germano, destacou a importância da formação, que pretende ampliar o atendimento do programa. "Nosso objetivo é formar novos instrutores para que, ao final deste processo, possamos alcançar 100 municípios no Estado, superando as metas estabelecidas. Este curso é de grande valor, e já temos uma nova edição prevista para o ano que vem, quando atenderemos ainda mais municípios mato-grossenses", afirmou.
Desde sua criação em Mato Grosso, no ano 2000, o Proerd já realizou mais de cinco milhões de atendimentos e formou cerca de 400 mil crianças e adolescentes. Somente em 2023, mais de 29 mil alunos passaram pelas formações oferecidas pelo programa.
Com essa nova etapa de capacitação, a PMMT busca ampliar ainda mais o alcance do Proerd e reforçar o papel da corporação na prevenção ao uso de drogas entre os jovens.
Comentários: