O 25º Festival Mato-grossense de Artes e Tradições Gaúchas (FEMART) iluminou a cidade de Lucas do Rio Verde, MT, no último fim de semana, entre os dias 18 e 20 de outubro. O evento reuniu Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) de 13 municípios do Mato Grosso, celebrando a rica cultura gaúcha com vigor e entusiasmo para a classificatória nacional, que vai acontecer no ano que vem na cidade de Cristalina, Goiás.
Com a participação de 13 CTGs, o festival atraiu cerca de dois mil artistas que competiram em diversas provas individuais e em grupo. O CTG Querência Distante, de Primavera do Leste, MT, destacou-se ao conquistar prêmios em várias categorias individuais, incluindo chula, dança de salão e música instrumental.
A competição mais acirrada concentrou-se nas danças tradicionais em grupo. Nesta modalidade, os jurados avaliaram a dança de entrada, a dança de saída de palco e três danças tradicionais sorteadas no momento da apresentação. Sob a direção técnica de Bruna Almeida e Lucas Freitas, o CTG Querência Distante alcançou resultados notáveis, classificando-se para o festival nacional após um ano de intenso trabalho em 2024.
Com apresentações vibrantes que narraram histórias regionais como "As Aventuras de Zé Carreiro e o Boi Barroso" e a vida de Joana Cândida de Melo, a Velha Joana, primeira moradora de Primavera do Leste, o CTG Querência Distante obteve as seguintes classificações finais:
Classificações em Grupo:
1º Lugar: Danças Tradicionais - Categoria Adulta
2º Lugar: Danças Tradicionais - Categoria Mirim
4º Lugar: Danças Tradicionais - Categoria Veterana
1º Lugar: Dança de Entrada - Categoria Adulta
1º Lugar: Dança de Entrada - Categoria Mirim
2º Lugar: Dança de Saída - Categoria Adulta
3º Lugar: Dança de Saída - Categoria Mirim
Classificações Individuais:
1º Lugar: Chula Adulto - Fernando Luchese
3º Lugar: Chula Mirim - Antony
1º Lugar: Dança Gaúcha de Salão Adulto - Carlos Chaves e Camila Falabretti
1º Lugar: Violão Juvenil - Pedro Dallacorte
2º Lugar: Danças Gaúchas de Salão Categoria Xirú - Darley Camargo e Simone Camargo
O 25º FEMART foi uma celebração inesquecível da cultura e das tradições gaúchas, destacando a dedicação e o talento dos participantes que mantêm viva a chama das tradições do sul do Brasil.
Assista no vídeo abaixo a coreografia que faz uma homenagem à Joana Cândida de Mello, a Velha Joana, a primeira moradora de Primavera do Leste, que se instalou na região por volta de 1.930, vinda do estado de Goiás.
Comentários: