Nesta sexta-feira, 30 de agosto, o governo de Mato Grosso declarou situação de emergência em todo o estado devido aos incêndios florestais e à grave seca que afetam a região. O decreto, que tem validade de 180 dias, foi motivado pelo aumento significativo de focos de incêndio, especialmente no Pantanal.
De acordo com as autoridades, a Defesa Civil Estadual irá apoiar a implementação do decreto, que considera as adversas condições climáticas e meteorológicas enfrentadas pelo estado. Em Cuiabá, por exemplo, não chove há 135 dias, e a previsão da agência Climatempo indica que as chuvas devem retornar gradativamente após o dia 22 de setembro.
Na última sexta-feira, 29 de agosto, 169 homens estavam em campo, apoiados por cinco aviões, um helicóptero, 55 viaturas (incluindo caminhões-pipa e caminhonetes), 11 máquinas e quatro barcos. Os militares têm atuado em diversas cidades para apagar incêndios e controlar focos de calor. Atualmente, Mato Grosso enfrenta 27 incêndios florestais ativos, e desde o início do período proibitivo do uso do fogo, cerca de 70 incêndios foram controlados.
Agosto: Mês das Chamas
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 10.672 focos de calor em agosto, colocando Mato Grosso em primeiro lugar no ranking nacional de queimadas, com uma média alarmante de 381 focos por dia e 15 focos por hora. O total de focos registrados neste mês superou todos os dados acumulados de janeiro a agosto do ano anterior, que contabilizou 10.167 focos de calor.
Incêndio no Pantanal
Segundo o Corpo de Bombeiros, 62,4% dos focos de incêndio estão concentrados em propriedades particulares, enquanto mais de 30% ocorrem em terras indígenas e 7% em unidades de conservação estaduais. No Pantanal, as ações de combate aos incêndios estão sendo realizadas em três frentes: na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, em Barão de Melgaço; na divisa de Cáceres com a Bolívia; e na região da Fazenda Cambarazinho, em Poconé.
Os incêndios também foram registrados em várias outras cidades, incluindo Santo Antônio de Leverger, Cuiabá, Rosário Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Rondonópolis, Paranatinga, Sinop, União do Sul, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Alto Paraguai, São José do Rio Claro, Nova Maringá, Confresa, Novo Santo Antônio, Porto Esperidião, Vila Bela da Santíssima Trindade, Mirassol D’Oeste, Jauru, Aripuanã, Juara, Apiacás, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Marcelândia e Peixoto de Azevedo.
Comentários: